Edições


Obaaaaa!!! Chegamos a quinta edição da  festa do Projeto Brincar um Direito da Criança.

A cada ano nos aprimoramos e melhoramos mais, mas tem algo que não vai mudar nunca, nosso amor, dedicação , carinho e respeito por todas as crianças.

Todo ano escolhemos uma escola que esteja dentro dos requisitos para realizarmos a festa.

São eles:

1. A escola dever ser pública, estar em uma região em que a comunidade seja carente ou em uma região em que recebam crianças que venham de comunidades carentes.

2. As crianças devem estar cursando o Fundamental Um.

3. A média total de alunos por escola deve ser em torno  de 500 crianças por   festa.

4. A direção da escola  deve concordar com os termos de organização da festa e disponibilizar a escola o dia inteiro para o Projeto Brincar um Direto da Criança.

5. Todas as crianças devem participar de todas as atividades, para isso é criado um cronograma com um circuito que deve ser acompanho por todos os professores e suas turmas.

As atividades variam a cada ano conforme o perfil da escola, mas em todas as festas alguns núcleos são obrigatórios  e devem fazer parte.

São eles:

Ateliê de fotografia, onde cada criança na festa tira uma foto.  São recebidas com carinho pelos voluntários e fotógrafos profissionais que fazem desse momento da  criança um momento só dela, mostramos com muito amor que a enxergamos, a valorizamos como criança, como ser humano. Depois da festa, cada uma ganha a sua foto de presente.

Núcleo da dentista: de forma lúdica as crianças aprendem a cuidar e higienizar de forma correta os dentes. Cada criança ganha de presente do Projeto Brincar uma escova de dente. Parece pouco? A maioria dessas famílias compartilham uma  escova de dente entre todos os moradores de uma mesma casa, muitas vezes de apenas um cômodo.

Núcleo da psicóloga: brincando e desenhado através de uma história contada  pela psicóloga as crianças extravasam suas emoções, colocam pra fora sentimentos profundos que são recebidos com muito carinho, apoio  e atenção.

Núcleos dos briquedões: sempre colocamos briquedões gigantes para as crianças se divertirem ao máximo.

Núcleo de distribuição de brinquedos e balas: toda festa é organizada para que no final as crianças possam receber seus presentes com muito amor e carinho, afinal dia das crianças sem presente não é completo.  Lembrando que estamos falando de crianças carentes que passam muitas vezes a ano inteiro sem ganhar nada, muitas também  vão receber no Natal e no aniversário, mais muitas outras não. Por isso os brinquedos distribuídos são escolhidos a dedo e são brinquedos muito bons e com  qualidade, não vale lembrancinha, passamos um ano inteiro captando recursos para a compra dos brinquedos, mau finalizamos uma festa e já estamos correndo atrás de recursos  para a próxima.

Esse ano a festa foi na E.E Matilde Macedo Soares, com o apoio da Diretora da escola Maria Cristina Pustiglione de Andrade, da Vice- Diretora Maria Fernandes, dos coordenadores, professores e funcionários da escola, realizamos  com muito amor e carinho uma festa em que todos levarão pra sempre em seus corações.

Teve pipoca e algodão doce a vontade , palhaços com perna de pau, palhaço malabarista, pintores para pintar as crianças, painéis espalhados por toda escola para desenhar, professores de educação física fizeram atividades,  apresentação musical dos alunos da Oficina de música Teca,  alunos da escola se apresentaram , cantaram  e mais  todos os núcleos fixos da festa.

Segue sob o olhar de alguns  voluntários o que é participar de um momento com esse em suas vidas:

Kelly Cristina Ferreira de Santana: quero agradecer pela oportunidade maravilhosa de ter participado de uma festa para as crianças feita com tanto carinho, amor e dedicação!!! E uma organização ímpar !!! todos com muito empenho de fazer dar certo!!! E deu !!! Ver as crianças alegres, pulando, correndo.... Participando de cada atividade elaborada com tanto carinho foi mágico!!!  Quero que seja a primeira de várias que ainda participarei junto com você e  com o projeto !!! Muito, mas muito obrigada, com certeza me fez uma pessoa melhor!!!

Perla Josetti Mosseri (contadora de histórias): “querida Deborah e queridos companheiros, as palavras são desnecessárias para dizer o que sentimos no evento do dia 09.10, a harmonia e colaboração que existiu entre todos nós desde o inicio para a preparação do evento como durante o desenrolar do mesmo fez com que ele fosse um sucesso, sem dúvida todo o empenho e dedicação da nossa chefe (no sentido mais carinhosos possível) tornaram mais uma vez isso possível.  Com certeza estamos cada vez mais organizados exatamente por estarmos entrosados e cada um fazer o seu melhor.  Eu particularmente não tenho palavras para agradecer a oportunidade que tenho sempre de participar do evento, não na parte de arrecadação para compra dos brinquedos, mas sim poder sentir a alegria das crianças com todas as atividades que oferecem a elas.  A alegria de ver as crianças participando do meu evento que é a contação de histórias é muito gratificante e me faz um bem enorme. Tenho certeza que sempre juntas, colaborando uns com os outros para os próximos eventos, vamos com certeza fazer muito mais.  Um super parabéns a todos, pois apenas unidos fazemos o melhor.  Nada tem mais valor do que um sorriso, um abraço e um obrigado tia que ouvimos o tempo todo destas crianças.  Podem sempre contar comigo para o que for preciso. Um grande abraço a todos e vamos que vamos.

Tatiana Abreu (fotografa): “participar deste evento é emocionante, uma honra, um privilégio. Que venha a próxima festa! Vida longa ao projeto BRINCAR UM DIREITO DA CRIANÇA”

Desirée Suslick: “o que posso dizer da festa deste ano? Foi simplesmente incrível e maravilhosa. A engrenagem que os organizadores criaram esta cada vez mais azeitada, funcionando de foram harmônica e com muita energia positiva, carinho e dedicação sua(referencia a coordenadora geral do projeto) e de todas as pessoas que participam. Sinto-me muito feliz por fazer parte deste projeto e contribuir par a alegria de crianças que tem tão pouco. Pelo menos, durante algumas horas, podemos lhes proporcionar algo diferente.  São nossas crianças, crianças de todos nós, lindas, carinhosas e com um sorriso sem igual. Conte com a gente sempre e que possamos proporcionar cada vez mais.”

Alexandre Tempone (professor de educação física):  “só tenho palavras para elogiar o trabalho de equipe.  Todos se dedicaram muito e muito bem o que fizeram, desde o inicio enchendo as bexigas até o ultimo instante no memento das fotografias.  Tenho ainda que falar mais sobre algumas pessoas especiais, mas você sabe, falaria muito e você (se referindo a coordenadora geral) sabe quem são elas.  As dificuldades ficaram na escola e no nível de ensino das crianças e professoras. Parabéns, as pessoas da sua equipe forma ótimas e você sensacional.

Adarlene Aleixo (psicóloga):  “Brincar. Ação de grande prazer. Momento de grande aprendizado. Poder dedicar um dia inteiro ao aprendizado de foram prazerosa é um privilégio!  Ser voluntária de um projeto com o Brincar um Direito da Criança e poder compartilhar o Dia Das  Crianças dessa forma é um presente!

Ivanete de Jesus Araújo Silva: “ conheci o projeto através de um amigo que sempre me falou super bem!

Esse ano fiquei feliz em poder participar, pois amo estar com crianças, o carinho delas comigo e ver a felicidade no rostinho de cada um curtindo tudo aquilo foi muito gratificante e contagiante!! Fui achando que iria doar e eu que ganhei..rs! Com certeza estarei no próximo ano.

Natalia Hamani: “a sensação de ver os rostinhos felizes e aqueles olhares de uau! São a maior gratificação que alguém pode receber!  maravilhoso poder fazer parte disso.  Obrigada a todos que colaboraram para isso acontecer.”

Camila Valadão: “Realizar um trabalho para o projeto Brincar um Direito da Criança na festa do dia delas foi uma oportunidade enriquecedora e extremamente prazerosa! Dedicar um dia para compartilhar de felicidade, euforia e sorrisos dessas crianças foi muito mais um presente ganho que um presente dado! Aquele momento que comprovamos que fazer pouco pode ser muito para alguém! Mais uma vez parabenizo a iniciativa e torço para que cresça e se fortifique sempre mais.

Maria Beatriz Nogueira (dentista):  “foi de arrepiar os gritos das crianças, ABRE!!! ABRE!!! ABRE!!! Enquanto os portões estavam fechado, o restante do dia foi um perfeito entrosamento entre os colaboradores, só tenho a agradecer o carinho de todos e cada beijos recebido ao término da minha palestra Parabéns mais uma vez.”

Marie Zular: “dizer o que foi esse dia maravilhoso, onde todo esforço da equipe foi coroado de sucesso, vou lhes dizer que o momento mágico foi no final da festa depois de entregar os presentes, as carinhas de felicidade, alegria e vibração com o presente... nada vale mais que esse momento... até o ano que vem.”

Cristina Santorsola: “cada ano fica melhor e melhor. A gente vai aprendendo com as festas anteriores e ganhando mais confiança que o nosso trabalho é lindo, maravilhoso, cheio de momentos mágicos e inesquecíveis. A equipe do Brincar um Direito da Criança cada vez se encaixa mais e mais, fazendo com que o trabalho seja cada vez mais satisfatório, aperfeiçoando cada detalhe, deixando nosso trabalho cada vez melhor. Todo ano é um novo desafio cheio de uma imensa satisfação pessoal, durante e no final do evento a gente vê esses rostinhos se desdobrando de amor, carinho, e felicidade.  Nos fazendo acreditar que sempre podemos fazer o bem e incentivar outras pessoas que vale a pena acreditar e lutar por isso. Fazer esse tipo de colaboração é mais que mega gratificante. Meu coração só consegue pular de alegria e orgulho. Obrigada por me fazer participar dessa atividade tão fantástica e tomara que eu sempre possa continuar brindando tudo com todo meu apoio e dedicação.  Adoro vocês e é um privilégio fazer parte. Juntem-se a nós para transformar em realidade os sonhos de tantas outras crianças.  Obrigada Patrick pela iniciativa e humildade de dar o primeiro passo nesse caminho maravilhoso, sem você gatinho, hoje não teríamos tudo isso.  Beijoquinhas  e meu agradecimento eterno.”

Luciana Prado Chasles: “privilégio poder participar de um projeto que valoriza o lúdico! Os olhinhos brilhando de curiosidade e de encanto são o melhor retorno. Meu filho sempre vai comigo porque acredito que um dia como esse ensine mais que a escola!”

Lucas Santos da Silva (engenheiro de áudio): “mais uma vez tivemos a oportunidade de participar de algo tão bom! De novo nos esforçamos para vencer as adversidades   e garantir o direito do brincar por uma tarde feliz.  A cada ano uma nova escola, um novo ambiente. A cada ano nossa equipe maior e mis dedicada.  Em dias como esses, em que nós vivemos, garantir o direito a brincar, o direito a alegria vai além de ser uma grande oportunidade... É um dever de todos nós! Vida longa ao Projeto Brincar! Vida longa aos bons corações!

Deborah Bahbout Zular (coordenadora geral do projeto Brincar um Direto da Criança):  enquanto eu preparava esse relatório e ia colocando um por um os depoimentos dos voluntários, pude observar que a palavra privilégio me chamou muito a atenção. Tenho que concordar que realmente é um privilégio coordenar o Projeto Brincar um Direto da Criança, ele abriu espaços na minha vida que antes sequer imaginava que iriam fazer parte dela. Contar com amigos queridos, voluntários que foram se engajando ao projeto, pessoas tão diferentes umas das outras, mas que se unem para um proposito  comum é um privilégio, poder reconhecer no olhar de cada  criança satisfação, realização e felicidade pelos momentos que proporcionamos todos juntos é um privilégio.  Poder dizer hoje que o Projeto Brincar realizou a quinta festa, que continua crescendo e que a partir desses eventos surgiu vários outros núcleos que atendemos com tanto amor para o  bem e a felicidade das crianças é um privilégio.  Saber que tudo isso começou por causa do desejo do meu filho que aos três anos de idade quis doar seus brinquedos para as crianças que não tem brinquedos e daí ele mudar completamente a minha vida é o maior dos

PRIVILÉGIOS!!

 

O Projeto Brincar um direto da Criança é dedicado a memória dos meus pais, a minha maravilhosa família  que desde o inicio me apoia e me da suporte, a todos os meus amigos que estão ao meu lado em todos os momentos em forma de coração, ao meu filho Patrick e a todas as crianças do mundo .

 

MUITO OBRIGADA A TODOS

Deborah Bahbout Zular.

Fundadora e coordenadora geral.


Cadastre-se para receber nossas informações:


Nome:       Email:      

Entre em Contato:

contato@direitodacrianca.com.br

Visite nossa página no Facebook

Apoio/ Desenvolvimento: Lazz Design