Saiba como foi a ultima edição da Festa do Dia das Crianças

O objetivo do projeto também foi divulgar para a comunidade carente a existência da escola...

Leia Mais




003

Quem Somos

Somos um grupo de Empreendedores  Sociais.

Nosso projeto trabalha em várias áreas de forma lúdica com as crianças  carentes pois acreditamos que brincar é coisa séria.

Brincar é uma forma de fortalecer a autoestima.


É uma oportunidade de desenvolvimento.


A criança ao brincar descobre o mundo, organiza emoções.


Aprende a criar relações sociais.

 

Quadro  dos Voluntários

Coordenadora Geral – Deborah Bahbout Zular.

Coordenadora e responsável pela captação financeira para as Casas de Passagem e demais atividades – Ilana Leeberman.

Coordenadora  executiva – Esther Kalb

Coordenador técnico de eventos – Clement Zular.

Captação de brinquedos novos para as Festas nas Escolas Públicas – Perla Josette Mosseri, Desiree Suslick e Adarlene Aleixo.


Captação de recursos e contato para impressão das fotos do núcleo Atelíe – Charles Tchakmakian.


Criadores e responsáveis pelos projetos gráficos e digitais do projeto – Adriana Lazarini Sales e Valdir Calderon.


Responsável por documentar os eventos – Fotografa Maya Brasiliano.

Assessoria de Imprensa – Cleusa Thezolin

 

Docentes responsáveis pelos cursos administrados pelo projeto para Instituições Sócias e da Educação.

Adralene Aleixo - Tema: A importância do Brincar no Processo de Aprendizagem Infantil."

Fabiana de Sá Luque Bastos - Tema: Experiência de Lóczy."

Núcleos

Ateliê de fotos individuais – Fotografa  Tatiana Abreu / 
Psicóloga – Adarlene Aleixo / Dentista – Dra. Maria Beatriz Nogueira / Teatro e atividades corporais – Atriz e formada em educação física Talita Nativa / 
Artes – Bianca Helena Emmerich do Rego e Iara Sílvia de Vasconcelos / Contação de histórias – Perla Josette Mosseri, Desiree Suslick.

 

Os voluntários que trabalham nos eventos

Adriana Lazarini Sales, Valdir Calderon, Ernani Napolitano, Clement Zular, Marie Zular, Gloria Schainer,  Perla Josette Mosseri, Desirré Suslick, Maya Brasiliano, Bianca Helena Emmerich do Rego, Iara Silvia de Vasconcelos, Charles Tchakmakian, Adarlene Aleixo, Cristina Santorsola, Selma Sampaio, Talita Nativa, Maria Beatriz Nogueira, Tatiana Abreu, Alexandre Tempone, Lucas Silva, Victor Freitas, Deborah Bahbout Zular, Marcela Guardia, Karen Ávila, Thaís Capeto.

 

Esse projeto é dedicado com muito carinho a memória de Leon Bahbout, que não à toa, nasceu no dia 12 de outubro e que com certeza de onde estiver está muito feliz com o que estamos fazendo.

 

001

Como Começou

Em 2011,  Patrick então com três anos de idade, teve uma conversa com a babá dele  que me chamou a atenção.

Ele falou que tinha muitos brinquedos, mas estava triste porque queria ter mais. Ela respondeu que na rua que mora tem uma família com cinco crianças que nunca tiveram na vida um brinquedo, e nem por isso são tristes, na verdade são felizes.

Ele pensou um pouco e respondeu: “então vou dar meus brinquedos pra elas”.

A partir dessa história, surgiu a ideia de juntar brinquedos para essas crianças.

No boca a boca, pedindo brinquedos a conhecidos com a ajuda do Patrick, juntamos mais de 500 brinquedos. Nesse momento sem saber nascia o projeto Brincar um Direto da Criança, que ganhou esse nome apenas em 2013.

Hoje, depois de quatro anos, nosso projeto já atendeu a mais de 3000 crianças, levando brinquedos, atividades lúdicas, conhecimentos culturais, musicais, na área da saúde, psicologia, artes, lazer, diversão e muito carinho e dedicação dos voluntários que se uniram a nós.

Trabalhamos com escolas públicas e em 2014 expandimos para as Casas de Passagem. Queremos desenvolver cada vez mais ações lúdicas e levar para as crianças.  

Através da iniciativa de uma criança de três anos vimos que brincar é coisa séria e muito importante para a saúde de todos.

Deborah B. Zular
Mãe do Patrick, fundadora e coordenadora geral do projeto.

002

O que Fazemos

Casas de Passagem

O que são Casa de Passagem?  São abrigos que recebem crianças e adolescentes vítimas de abusos e maus tratos que precisam ser afastadas de suas famílias.

Com as doações que recebemos, montamos as brinquedotecas para as Casas de Passagem.

Montamos toda a estrutura: pintamos o espaço onde são montadas as briquedotecas fornecendo as tintas e todo o  material necessário. Doamos as estantes, mesas, cadeiras e pufes, todos novos. Decoramos o espaço. Doamos material de artes como papel, tintas, lápis, canetinhas, aquarelas, pinceis e etc. tudo novo. Doamos também livros, brinquedos lúdicos e educativos, jogos, bichinhos e bonecos de pelúcia, bonecas, carrinhos, para crianças de um mês até jovens de dezoito anos, através de recursos e doações em excelente qualidade.  Tudo previamente limpo e higienizado.

Fazemos a inauguração, levando voluntários para brincar, ler, interagir com as crianças e os mais velhos, para incentivar e mostrar a importância da leitura e das brincadeiras com jogos, desenhos, pinturas e tudo mais.  Levamos contadoras de histórias,  pintores para pintar as crianças, jovens para  jogar  futebol e levamos lanches, pipocas,  sucos e refrigerantes.

Capacitamos os funcionários das Casas de Passagem que trabalham diretamente  com as crianças e  jovens, mostrando a importância da leitura, do brincar, de fazer arte e como isso atua positivamente no desenvolvimento e na autoestima.  Mostramos como incentivar a utilização das briquedotecas como fonte de prazer, conhecimento e crescimento.

Queremos dar a essas crianças e jovens, algo raro em suas vidas, algo muito especial: queremos dar para elas momentos felizes.


Escolas Públicas

Levamos de forma lúdica sempre em uma escola pública a festa do dia das crianças.  O objetivo é fazer atividades com crianças carentes, atividades relacionadas a cultura, arte, área da saúde, brincadeiras e muita diversão.

Montamos com muito carinho e de forma muito especial toda decoração da festa. Contratamos brinquedões gigantes, palhaços malabaristas e com pernas de pau, pintores artísticos para pintar as crianças, carrocinhas de pipoca e algodão doce a vontade. Também  distribuímos balas, brinquedos e escovas de dente no final da festa.

Na parte educativa, os voluntários que fazem parte do projeto levam as seguintes atividades: a dentista conscientiza a importância de cuidar bem da saúde e dos dentes. A psicóloga com um trabalho direcionado faz as crianças  desenharem colocando pra fora sentimentos e desejos. Apresentação de música com a orientação da Oficina de Música Teca que leva sempre um músico, da USP ou da Oficina de Música Teca que se apresentam cantado, participando das cirandas de rodas e apresentado instrumentos diferenciados. Contadora de Histórias, atividades de expressão corporal e teatral, atividade de educação física, artes, trabalhos com material reciclado e varias outras atividades de acordo com o tempo disponível da festa.

Montamos um cronograma especial para cada escola de forma que todos os alunos participem de todas as atividades e nenhuma criança fique do fora.

E durante todo o ano em finais de semanas programados, continuamos as atividades.


Escolas Particulares

Levamos  o projeto para as escolas particulares e com elas fazemos campanhas de arrecadação de brinquedos novos e usado, livros, DVDs etc.. Fazemos a integração social entre crianças das escolas públicas e particulares. Afinal, crianças são crianças.  O que importa é brincar e interagir.  Vamos às salas de aula, apresentado o projeto, explicando o que são abrigos e a importância da conscientização do compartilhar.


Ações e Grupos

Fazemos o trabalho de inclusão social com o Grupo Amigos da Angel. Grupo formado para dar assistência a crianças carentes com Síndrome de Down. As crianças participam dos eventos e das atividades realizadas pelo nosso Projeto Brincar um Direito da Criança.


Teatro

Levamos  para as escolas apresentações com o grupo Morpheus Teatro.  Grupo de manipulação de bonecos,  formado por atores experientes e muito sérios.  Ganhou vários prêmios no Brasil e  exterior.  Carinhosamente se apresentam de forma voluntária  em nosso projeto.


Cadastre-se para receber nossas informações:


Nome:       Email:      

Entre em Contato:

contato@direitodacrianca.com.br

Visite nossa página no Facebook

Apoio/ Desenvolvimento: Lazz Design