Saiba +

O que é uma Casa De Passagem? por Déborah Zular - 20/05/2014


Diz-se que casa de passagem vem a ser um abrigamento provisório de crianças e adolescentes encaminhados pelo Conselho Tutelar e Juizado da Infância e da Juventude até que seja definida sua situação jurídica, pelas entidades e dos órgãos envolvidos no encaminhamento.

Na prática muitas dessas crianças chegam pequenas  e ficam até os dezoito anos.

Na Casa de Passagem as crianças e adolescentes no geral devem permanecem por um período pequeno, entretanto se esse tempo for bem aproveitado pedagogicamente ele se refletirá por toda a vida. A Casa de Passagem torna-se, então, um momento infinito na vida deste ser, "quiçá", o corrimão que dá o equilíbrio neste processo de transformação e dúvidas.

Público-Alvo: Crianças e adolescentes de 09 a 18 anos, de ambos os sexos. Mas muitas casas estão preparadas e recebem crianças de 06 meses de idade a 18 anos.

Princípios e Metodologia: Primar pelo bem estar das crianças e adolescentes no período de permanência na casa preservando o respeito, resgate e/ou construção de sua individualidade; Sociabilizar as rotinas do regulamento interno e do convívio com os demais integrantes da casa desenvolvendo o reconhecimento e o respeito às diferenças apresentadas entre elas; Suprir as necessidades básicas de alimentação, higiene, limpeza, alojamento e saúde; Promover atividades "relâmpago" (com curta duração) que visem o desenvolvimento psicossocial; Encaminhar a atendimentos específicos se necessário, através da Rede de Atenção a Criança e ao Adolescente.

<< Voltar para matérias


Cadastre-se para receber nossas informações:


Nome:       Email:      

Entre em Contato:

contato@direitodacrianca.com.br

Visite nossa página no Facebook

Apoio/ Desenvolvimento: Lazz Design